Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Engenharia de Minas |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE MINAS

Esse é o ramo da engenharia que se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos minerais. O engenheiro de minas atua na área de tecnologia mineral, desde a prospecção (busca de depósitos minerais), a lavra (extração do minério) até o beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído) para adequado às especificações produtivas. Além de localizar jazidas, ele analisa o tamanho das reservas e a qualidade do minério no local. Estuda as possibilidades técnicas e econômicas da exploração do depósito mineral. Caso esta seja viável, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo os equipamentos adequados e determinando os recursos humanos e materiais necessários ao trabalho. Em geral, o engenheiro de minas atua em companhias mineradoras, mas pode trabalhar também em pedreiras, construtoras de estradas e empresas de demolição. Lida com tecnologias de última geração e com reciclagem de produtos industriais ou com a prospecção de jazidas. A legislação ambiental exige que esse profissional tenha como objetivo minimizar o impacto da extração sobre o meio ambiente.
Engenharia de Minas

Engenharia de Minas : Mercado de Trabalho

Em 2008, uma crise fez o Brasil perder a liderança mundial na produção de minério de ferro. Mas esse é um quadro que tende a se reverter em 2010. Só a Companhia Vale do Rio Doce, ou simplemente Vale, aumentou a sua produção em mais de 30%. A demanda pelo minério de ferro vem do mercado nacional e do exterior. A China, por exemplo, é um dos maiores compradores do minério brasileiro. A descoberta do pré-sal também aquece esse mercado, já que o engenheiro de minas atua na exploração do petróleo. Esse movimentado mercado é favorável para o bacharel. Os alunos já estão saindo da faculdade contratados por grandes mineradoras. Eles vão trabalhar diretamente na operação das minas, fazendo lavra e exploração dos minérios. Outros setores que também necessitam desse profissional são as empresas de softwares específicos para a exploração de minas e as de comercialização de equipamentos de mineração. No primeiro caso, o engenheiro é contratado para dar treinamentos e para operar o software em projetos. Já no segundo, o profissional é requisitado para vender os equipamentos. Vale, Amanco, CSN, Anglo Gold são alguns empregadores desse especialista. O estado de Minas Gerais concentra a maior quantidade de vagas.

Engenharia de Minas : Salário

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias)

Engenharia de Minas : O Curso e as Matérias

Nos primeiros anos, o aluno cursa as disciplinas básicas de engenharia. Nos anos finais, aprofunda-se o estudo das rochas e seu beneficiamento, com disciplinas de física, química, mineralogia, topografia, geologia e reciclagem de rejeitos e resíduos. Também são realizadas visitas a empresas de mineração. Durante todo o curso, é intensa a atividade em laboratórios de ensaios e em projetos de engenharia. O estágio supervisionado é obrigatório, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.
Outro nome para o curso: Eng. de Minas e Meio Amb.

Engenharia de Minas : Duração do Curso

Duração média: cinco anos.

Engenharia de Minas : O Que Faz ?

Abertura de vias subterrâneas
Definir a melhor técnica para extração de minerais, inclusive de água subterrânea.


Beneficiamento e processamento
Definir os processos físico-químicos adequados à separação das substâncias que compõem o minério. Na indústria, acompanhar o processo de tratamento de minerais. Pesquisar e desenvolver métodos de reciclagem de minérios e técnicas que diminuam o impacto da atividade extrativa sobre o ambiente.


Lavra
Planejar e supervisionar a exploração de minas subterrâneas ou a céu aberto. Definir os métodos de remoção, transporte e estocagem do material extraído.


Mecânica da rocha
Estudar o comportamento mecânico das rochas e sua influência na definição da estrutura de obras como galerias e túneis.


Prospecção
Trabalhar em atividades de localização de depósitos minerais com o uso, inclusive, de imagens colhidas por satélites.

Por Que Cursar Engenharia de Minas ?

Apesar de maior parte das boas oportunidades para o engenheiro de minas estar em Minas Gerais não significa que não possa atuar em outras regiões, além do mais esse profissional também pode atuar na área de exploração de petróleo que no momento esta em alta no país.
palavras chaves: tecnologia, prospecção, extração, aproveitamento, minérios, minerais, explosões, engenharia, bacharelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário