Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

terça-feira, 30 de julho de 2013

O Avanço do Brasil através das Ciências Exatas

Ciências exatas o Futuro do Brasil



Estamos vivenciando o mundo da tecnologia, ao ligarmos o televisor é comum vermos vários produtos tecnológicos e mega-construções invadindo vários países. Hoje em dia o avanço da ciência é o alvo principal de muitas Nações, primordialmente das grandes potências mundiais, como China, EUA, Alemanha, Coreia do Sul, Japão, Canadá, etc. As escolas de ensino básico e as instituições de ensino superior contam com boas estruturas, bons materiais didáticos e excelentes profissionais da área de educação.

 Ciências Exatas

Papel das Ciências Exatas no crescimento do Brasil



O Brasil vive um grande desafio. Em 2014 sediará a Copa do Mundo e em 2016 as Olimpíadas, para receber esses eventos nossa querida Nação deve estar preparada. Estamos precisando e iremos precisar de vários profissionais nas áreas de construção, tecnologia e meio ambiente. Há um grande porem, não temos muitos profissionais para suprir essas necessidades.


 Ciências ExatasGrande parte do povo brasileiro não gosta de Ciências Exatas e Biológicas, os cursos na área de Humana ainda são preferencia nacional. Isso é devido à má formação dos jovens em matemática, física e química. As escolas públicas do Brasil não são das melhores. Como despertar então o interesse de estudantes para a Física? A maioria das instituições de ensino público não têm laboratórios de física, química ou biologia. Quando os tem não são utilizados; e a utilização desses são muito importantes para o aprendizado. Muitos alunos só saberão para que servem determinadas teorias se elas forem aplicadas na prática e explicadas. As aulas das escolas brasileiras são muito maçantes e monótonas: “Só giz e saliva”; ressalvo que isso não é culpa dos educadores pois estes assim como o povo são apenas vítimas do “ pouco investimento na Educação”.
O desafio é alavancarmos nosso conhecimento; temos que ter mais engenheiros, arquitetos, programadores e cientistas. Algo desta magnitude só será possível se investirmos na educação. Nossas escolas têm que ter aulas de laboratórios de ciências exatas e biológicas; as bibliotecas escolares devem ter acesso livre não só aos estudantes mas também para a sociedade de modo geral. Os profissionais da educação devem estar capacitados, as instituições tecnológicas devem proporcionar seminários, palestras e cursos de livre acesso, apenas com esse livre acesso é que iremos despertar o interesse de milhares às ciências exatas.
O foco não é apenas Copa de 2014 ou Olimpíadas de 2016; não podemos esquecer-nos do Pré-Sal onde temos que avançar muito na engenharia de petróleo e gás. O PAC esta aí, fazendo obras em todo o Brasil que precisa de engenheiros civis e arquitetos. Temos que avançar muito na engenharia espacial. O que falta para o maior país da América Latina ser uma grande potência é ter tecnologia de ponta, ou seja, ter um grande investimento na educação.

palavras chave: ciências exatas, brasil, crescimento, tecnologia, avanço econômico, avanços tecnológicos. 

Um comentário:

  1. Olá, caso precisem de livros relacionados à engenharia, aqui um link!
    http://www.engenhariaebooks.com

    É tudo de graça!

    Abraços

    ResponderExcluir