Como Assim? Engenharia de Produção
Engenharia de produção é responsável pelo gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores.
Ele une conhecimentos de economia, administração e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria.
Graduação em Engenharia de Produção
O curso de engenharia de produção no começo foca nas disciplinas básicas da engenharia, como matemática, física, cálculo e informática.
No decorrer do curso entram as matérias específicas, como gestão de investimentos, organização do trabalho, economia e estratégia de empresas. Já nos últimos anos, acrescentam-se disciplinas de aplicação social, como administração e economia. Algumas instituições de ensino oferecem o curso voltado para alguma habilitação específica, como mecânica, civil e agroindustrial.
Possíveis especializações:
O engenheiro de produção pode se especializar nas mais diversas áreas, como, por exemplo, desenvolvimento empresarial, economia empresarial, engenharia do trabalho, entre outros.
Mercado de trabalho:
O mercado está em alta para engenheiros em geral, e a característica do engenheiro de produção, de implantar e gerenciar esquemas produtivos que mesclam hardware, software e trabalho humano, dá-lhe uma visão ampla para trabalhar em diversos segmentos.
Esse profissional pode atuar na gestão de diversos processos produtivos, como por exemplo, uma empresa de transporte, um hospital, onde faz a coordenação da produção. Uma das áreas de maior expansão é a de logística. Bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito requisitam o graduado em engenharia de produção para atuar na gestão de carteiras e análise de investimentos.
Fonte: Engenhariae
Nenhum comentário:
Postar um comentário